O Município de Azambuja anunciou esta sexta-feira a abertura das candidaturas às Bolsas de Estudo e de Mérito destinadas aos estudantes do Ensino Superior. Este ano, pela primeira vez, haverá uma quota de três bolsas de estudo a serem atribuídas aos Bombeiros Voluntários de Azambuja e Alcoentre e aos membros da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima.

A estas bolsas podem também concorrer os descendentes em primeiro grau. No total, serão atribuídas 45 bolsas, tendo por condições base de acesso ser residente no concelho há pelo menos dois anos e ter tido aproveitamento a todas as unidades curriculares no último ano letivo.

Destas 45 bolsas, há dez na vertente Mérito, e destinam-se, de acordo com a autarquia, a alunos matriculados numa licenciatura ou num mestrado integrado, e que tenham terminado o último ano letivo com uma média igual ou superior a 15 valores.

Já as restantes 35 Bolsas de Estudo estão destinadas a estudantes carenciados de nível 6 (Licenciatura) e 7 (Mestrado). Estas bolsas têm como objetivo apoiar alunos cujo rendimento per capita do respetivo agregado familiar não ultrapasse os 650 euros mensais.

As candidaturas encontram-se abertas de 1 a 30 de novembro de 2020, nas Unidades de Atendimento ao Público (UAP) do Município em Azambuja – situadas no Páteo do Valverde e Espaços Cidadão de Aveiras de Cima e Manique do Intendente.

Os interessados devem apresentar o impresso próprio da bolsa a que se candidatam, disponível no site do município, bem como toda a documentação, também no mesmo site.

A autarquia investe assim 45 mil euros nesta ação específica de apoio direto aos estudantes universitários, de forma a “valorizar e premiar os estudantes deste nível de ensino que através do seu investimento pessoal, direta ou indiretamente contribuem para a promoção e desenvolvimento do concelho”.

Imagem: Correio de Azambuja/Arquivo