A Biblioteca Municipal de Azambuja assinala amanhã, dia 15 de março,
o seu 16º aniversário, com a inauguração da BICA – Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja, pelas 10h30, na Praça do Município, em Azambuja.
Como o nome indica, “este serviço consiste numa biblioteca móvel, que pretende chegar a todas as pessoas com mobilidade reduzida, sem meios de transporte ou que vivam mais isoladas, na área do Concelho de Azambuja”, conforme descreve a autarquia em comunicado.
O objetivo com esta medida, é, então, “reforçar a presença da Rede de Bibliotecas Municipais junto da comunidade, facilitando o acesso à cultura e à leitura, em particular. Refira-se que o Concelho de Azambuja tem uma população mais rural e envelhecida, sendo que, a existência de uma oferta itinerante dos serviços básicos da biblioteca é primordial”.
Contudo, não é a primeira vez que a Câmara Municipal experimenta este serviço: em 2018 foi desenvolvida uma primeira versão, conhecida como “Bibliomóvel”, pondo em prática a máxima “Leve, Leia e Devolva”. Esta versão abrangia o designado Alto Concelho (freguesia de Alcoentre e União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa) e “alcançou um enorme sucesso, contando mais de 400 visitantes, 80 inscrições e mais de 270 empréstimos”.
Foi então, este “sucesso” que “abriu, assim, a porta à criação da BICA, que irá percorrer todas as freguesias do Concelho de Azambuja, contribuindo para que os serviços da biblioteca possam chegar cada vez a mais pessoas, em toda a comunidade”.
A nova Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja permitirá o empréstimo domiciliário de livros e revistas às pessoas com menos mobilidade e das localidades mais isoladas do concelho, com o “objetivo de estimular e assegurar a satisfação das necessidades de informação, educação, cultura e lazer desses cidadãos”. Igualmente, um técnico deslocar-se-à, quinzenalmente, às localidades programadas para “disponibilizar o empréstimo domiciliário às pessoas que não têm meios para se deslocar a uma das três Bibliotecas Municipais. Levará uma seleção variada de livros e poderá receber pedidos específicos para a próxima deslocação. Os utilizadores poderão inscrever-se na hora e aceder ao empréstimo imediatamente”, explica a mesma nota.
O projeto conta com a colaboração das diversas Juntas de Freguesia na disponibilização de espaço público para o estacionamento da BICA que permanecerá nas localidades, em média, 45 minutos. Acrescenta-se ainda a informação de que amanhã, dia da inauguração, as bibliotecas municipais estarão encerradas até as 14h00.
Fonte: CM Azambuja