A Biblioteca Municipal de Azambuja viu, esta semana, a sua oferta de leitura aumentada e, entretanto, prepara a sua galeria para uma exposição de pintura a inaugurar dia 7 de Março, pelas 15h00. O espólio da biblioteca e a oferta de leitura aos seus utentes foram esta semana reforçados com algumas dezenas de novos livros graças à generosidade da Junta de Freguesia de Azambuja e da Caixa de Crédito Agrícola de Azambuja. Estas entidades estiveram representadas pelos respectivos presidentes – Inês Louro e Francisco João Silva, numa sessão muito simples com a presença do vereador da Cultura – António Amaral, que agradeceu reconhecidamente este contributo para o património municipal que fica, naturalmente, ao serviço de toda a comunidade. A oferta reúne um conjunto de várias dezenas de obras, com  destaque para a área infanto-juvenil que concentra um dos maiores grupos de utilizadores da biblioteca, mas também traz alguns títulos da produção literária mais recente para outros públicos.

Na ocasião, o presidente da Caixa Agrícola fez questão de oferecer à biblioteca um exemplar da edição de prestígio do centenário do Crédito Agrícola em Portugal, com a história da abertura das quase uma centena de “caixas” existentes em todo o país.

No dia 7 de março, sábado pelas 15h00, as portas da galeria da Biblioteca de Azambuja vão abrir-se para dar a conhecer ao público alguns trabalhos da pintora Luzia Nnamchi. A mostra ficará patente até 11 de abril, e pode ser visitada de 3ªfeira a sábado entre as 10h30 e as 18h30. Antes da apresentação dos quadros, aqui fica um breve retrato da sua autora. Luzia Nnamchi nasceu a 24 de Dezembro, numa pequena aldeia do interior do país, vivendo atualmente no concelho de Azambuja. O seu gosto pela pintura vem dos tempos de infância. É autodidata, começou a pintar em 2003 por influência de amigos e desde então nunca mais parou. Encontra-se desde Janeiro de 2007 inserida no Núcleo de Artistas de Vialonga, com o qual tem realizado várias exposições coletivas no Concelho de Vila Franca de Xira, e uma em parceria com outro artista no Mouras Shopping Center. Orientou um ateliê de pintura em acrílico e participou recentemente numa exposição coletiva nas instalações da empresa “Caminhos da Mente”. Repetiu novamente no Mouras Shoping Center passado dois anos e tem obras expostas em diversos locais públicos como cafés e restaurantes.

Trabalha com óleo, acrílico e técnica mista. A principal característica da sua pintura é a heterogeneidade, tanto em termos de temas como de técnicas e estilos, que vão desde o impressionismo ao abstrato. Pinta o que lhe apetece e de acordo com o estado de espírito, pelo que a sua obra sofre muito a influência de acontecimentos marcantes ou de sentimentos que a atingem na hora de pintar, transmitindo-os para a tela. E consegue transmiti-los para a tela.
Correio de Azambuja

Câmara Municipal de Azambuja

2015