O Barco Varino “Vala Real” está de regresso às águas do Tejo, para passeios à descoberta do património natural e cultural do concelho, estando disponível ao público no próximo ano.
Face à situação de pandemia que se atravessa, devido à COVID-19, a Câmara Municipal decidiu que durante este ano, o barco apenas será utilizado para realizar ações de promoção e preparar as rotas pelo Tejo.
Recorde-se, que o “Vala Real” foi alvo de uma recuperação através de uma candidatura a fundos comunitários, aprovada num valor de mais de 100 mil euros.
Esta candidatura teve como objetivo recuperar a embarcação (uma vez que esta se encontrava altamente degradada) e, com ela, retomar a realização de viagens turísticas pelas águas da Vala Real e do Rio Tejo.
Este passeio fluvial, intitulado ‘Rota dos Mouchões’, permite visualizar os mouchões, ou seja, “pequenas ilhas que emergem das águas do Rio Tejo, repletas de vegetação”, onde se podem ainda “observar as águias, as garças, os patos bravos, os corvos marinhos e outras espécies que encontram aqui as condições perfeitas para o seu habitat”, escreve a autarquia em comunicado.