Azambuja vai receber uma jornada nacional de reflexão subordinada ao tema “A Economia Social no Portugal 2030”, no próximo dia 29 de março de 2019, com início às 10h00, no auditório do Centro Social Paroquial de Azambuja . No evento, está anunciada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento.

Após a abertura, com Luís de Sousa, presidente da Câmara Municipal, o Francisco Silva, diretor-geral da Confederação Portuguesa da Economia Social (CPES), e Vieira da Silva, Ministro da Solidariedade e Segurança Social, o primeiro painel irá abordar “Os Desafios da Economia Social” e terá como oradores Juan António Pedreño, presidente da Social Economy Europe, e Jorge de Sá, presidente do
Centro Internacional de Pesquisa e Informação sobre Economia Pública, Social e Cooperativa (CIRIEC) ; a que se juntarão os comentários do padre Lino Maia, de Manuel Lemos e de Luís Alberto Silva, presidentes da Confederação das Instituições de Solidariedade, da União das Misericórdias e da União das Mutualidades, respetivamente.

Ao meio-dia, decorrerá uma conferência intitulada “A Economia Social no Futuro da Europa”, pela voz de Sofia Colares Alves, representante da União Europeia em Portugal.

Após o almoço, o programa do evento abre com o segundo painel, às 14h30, dedicado à análise da “Economia Social em Portugal e na Europa e a Estratégia 2030”, com a intervenção de Américo Mendes, docente da universidade Católica Portuguesa, complementada com os comentários de João Salazar Leite, diretor da CASES, Maria de Belém Roseira, ex-Ministra da Saúde, e de Marco Domingues, presidente da ANIMAR.

Às 16h00, arranca a exposição sobre “O Modelo Social Europeu e a Europa do Futuro”, por Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus. O terceiro e último painel, dará voz a representantes dos partidos com assento na Assembleia da República para uma “Visão Parlamentar da Economia Social”.

Às 18h00, terá lugar a sessão de encerramento presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, Nelson de Souza, Ministro do Planeamento, e Manuel dos Santos Gomes, presidente da CPES.

O objetivo deste evento é ser “um dia bem preenchido de propostas de reflexão e debate, que contará com a participação de alguns responsáveis nacionais quer do âmbito político quer de entidades ligadas ao setor em análise”, como escreve a autarquia em comunicado.

A iniciativa é da CPES, criada em junho do ano passado.

Fonte: CM Azambuja