Arranca já na sexta-feira, dia 3, a vigésima edição do Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, que culminará, como tem sido tradição nos últimos 19 anos, com a realização da Centenária Feira de Maio.

As atividades programadas decorrem até ao dia 29 de maio em Azambuja, sendo quase um mês “repleto de atividades ligadas à tauromaquia, com colóquios, uma exposição, eventos taurinos e equestres e muitos momentos de festa e convívio”, como escreve a autarquia em comunicado.

No primeiro dia terá lugar um colóquio organizado pela União de Tertúlias de Azambuja, com o tema “O Toiro Bravo – A Evolução”, que irá realizar-se pelas 21h30, no Club Azambujense. Durante o mês estão programados mais dois colóquios: no dia 10, com organização da Tertúlia Festa Brava, abordando o tema “A Dinastia Ribeiro Telles”, a partir das 19h00, no Auditório do Páteo Valeverde. A mesma coletividade convida todos os aficionados a participar num jantar, que terá lugar na sede da tertúlia (sujeito a marcação através do número 963 349 990); no dia 17, a Poisada do Campino organiza um colóquio com o tema “Tauromaquia – Que Futuro?”, pelas 21h30, na sede da associação, junto à Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.

No dia 04 de maio, sábado, o destaque vai para a inauguração da exposição “Ganadaria Eng.º Jorge de Carvalho – 50 anos de história”, na Galeria da Biblioteca Municipal, pelas 17h00, mostra que ficará patente até ao dia 04 de junho. Ainda neste dia, “a música e a dança irão animar a noite com uma Festa Rociera e a atuação do DJ Fábio Machado, a partir das 22h00 na Poisada do Campino”. No dia 11, está programado um espetáculo de flamenco “Taconearte”, pelas 21h30, no Auditório Centro Social e Paroquial de Azambuja. No dia seguinte “irá decorrer o III Festival de Escolas de Sevilhanas “Azambuja Sevillanissima”, com a participação de 7 escolas de sevilhanas, na Praça do Município. Ambos os espetáculos são organizados pelo Município de Azambuja”, como se pode ler na mesma nota.

A Associação “Poisada do Campino” vai organizar várias atividades na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa: a primeira no dia 5 de maio, pelas 16h00, uma aula de toureio intitulada “6 Escolas de Toureio de Portugal e Espanha”; nos dias 11 e 18, pelas 15h00, estão programadas duas vacadas para diversão dos aficionados mais destemidos. Sábado 25 de maio, pelas 22h00, o dia será assinalado por um espetáculo de recortadores, marcando a abertura do circuito nacional.

“O Centro Hípico Lebreiro de Azambuja, por seu lado, juntou-se às comemorações com duas iniciativas a realizar no Terreiro das Atividades Equestres. No dia 11 de maio, um Circuito de Ensino de Equitação, pelas 10h30; e no dia 19 de maio, um Concurso do Traje Português de Equitação”.

No dia 24 de maio a Tertúlia Festa Brava, convida todos os aficionados a participar num Jantar/Palestra “Homenagem – 35 anos de Alternativa do Cavaleiro Rui Salvador”, no salão da Tertúlia, cuja participação tem de ser confirmada pelo telefone 963 349 999.

Na véspera da Feira de Maio, e a terminar este Mês da Cultura Tauromáquica, a União de Tertúlias de Azambuja, organiza no dia 29 de maio, uma largada de quatro toiros, pelas 22h00, nas ruas da vila. A noite acabará cheia de animação, no Largo do Rossio, com um concerto “Fiesta Lusa” e uma largada com duas vacas.

No final do mês, é então altura de celebrar mais uma edição da Feira de Maio, que irá decorrer entre os dias 30 de maio a 3 de junho de 2019. Durante quatro dias, a tradição renova-se e revive-se nas ruas da vila, com aquela que é considerada a feira “mais castiça do Ribatejo”. Relembre-se que, durante o mês de maio, será lançado o programa oficial da Feira de Maio.

Fonte: CM Azambuja