Azambuja vai assinalar os 520 anos da assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre os reinos de Portugal e da (actual) Espanha, com uma conferência ibérica no próximo dia 7 de Junho, Sábado. A iniciativa decorrerá na “Casa Colombo”, em Vale do Paraíso, pelas 15h00, e é uma iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso com o Município de Azambuja. A conferência terá 3 momentos com intervenções de figuras do meio académico dedicados ao tema.
José Machado Pereira, responsável pela exposição da Casa Colombo (palco do evento) intitulada “O Mundo Moderno também começou aqui no séc. XV”, fará uma intervenção intitulada “De Vale do Paraíso (Março de 1493) a Tordesilhas (Junho de 1494)”.
Seguir-se-á a professora de Ciências Sociais da Universidade de Valladolid, Maria Montserrat Léon Guerrero com a alocução “Martin Alonso Pinzón dio la primera noticia del Descubrimiento”.
A terminar, Jésus Varela Marcos, catedrático da História Moderna da Universidade de Valladolid, falará de“Cólon (Colombo) na Espanha do Século XV”.
Rúben Mateus – 2014