O Município de Azambuja lançou o programa “Projeto Ginja”, que promoveu educação socioemocional nos Agrupamentos de Escolas do Concelho no ano letivo 2022/2023.

O objetivo é abordar as dificuldades emocionais das crianças e jovens agravadas pela pandemia. O programa incluiu 18 sessões com materiais diversos e atividades para crianças de 3 a 12 anos, priorizando o pré-escolar e os 1º e 2º anos de escolaridade.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses validou o projeto, destacando a importância da aprendizagem socioemocional na primeira infância. A iniciativa visa promover competências essenciais para o desenvolvimento, como a tradução de emoções em linguagem e a empatia.

Além disso, enfatiza a construção de cidadãos conscientes, resilientes e empáticos, contribuindo para o bem-estar psicológico e a saúde mental.

O caráter preventivo do projeto é realçado, visando promover comportamentos positivos e reduzir sintomas associados a doenças mentais, com benefícios não apenas individuais, mas também sociais e económicos. O sucesso do programa levou à continuação e à expansão para outras idades e instituições.