Estão apurados os representantes do concelho de Azambuja na fase intermunicipal do 16º Concurso Nacional de Leitura. A fase municipal da iniciativa decorreu nos dias 06 e 10 de março, no Auditório do Páteo do Valverde, em Azambuja.
No primeiro dia, prestaram a sua prova de leitura os dez alunos do 1º ciclo candidatos às três vagas disponíveis. Neste escalão, a obra escolhida foi “O caramelo da Leonor”, de Daniela Santiago. No dia 10 de março, foi a vez dos dez alunos do 2º ciclo e outros dez do 3º ciclo realizarem a sua prova. O livro atribuído ao 2º ciclo foi “O rapaz e o robô”, da autora Luísa Ducla Soares, enquanto a leitura dos alunos do 3º ciclo pertence ao livro “Um dia”, escrito por Morris Gleitzman.
Por sua vez, os nove finalistas são Beatriz Santos, David Gato e Francisco Bastos, do 1º ciclo; Carlota Silva, Ester Gomes e Tomás Nunes, do 2º ciclo; e António Garalhó, Leonor Coelho e Maria Bertrand, do 3ºciclo.
Recorde-se que esta iniciativa tem vários momentos: a primeira, a fase escolar/municipal; a seguir, a fase intermunicipal e, por fim, a fase nacional. A próxima etapa será a fase intermunicipal, nos dias 20 e 27 de abril em Almeirim, juntamente com os representantes dos restantes concelhos da CIMTLT.
Este concurso é organizado pelo Plano Nacional de Leitura PNL-2027, numa articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP). Conta ainda com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas e dos professores que aderem à iniciativa.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.