Morreu aos 70 anos Joaquim António Sousa Neves Ramos.

Presidente da autarquia de Azambuja durante 3 mandatos, 2001, 2005 e 2009-2013 não resistiu a um linfoma que o levou a ser hospitalizado, para além de todos os outros problemas de saúde que o tinham debilitado desde 2013, ano em que teve que abandonar o cargo de Presidente de Câmara na sequência de uma crise cardiaca que o deixou com sequelas graves.

Joaquim António Ramos desde cedo demonstrou capacidade de liderança, licenciado em economia pela Universidade Técnica de Lisboa, ainda leccionou no Instituto Superior de Economia.

Em 1975 ingressou no Município de Lisboa desempenhando várias tarefas na área da economia, desenvolvimento, reestruturação de serviços municipais, estudos sobre finanças locais. Foi técnico de Organização e Gestão do Município de Lisboa, Chefe de Divisão de Limpeza e transportes.

Durante a sua actividade como técnico da Câmara Municipal de Lisboa foi destacado para o estudo e implementação de actividades relacionadas com a sua área de actuação, apoiando diversos municípios, nomeadamente Funchal, Coimbra, Maputo, Bissau, S. Tomé, Macau, entre outros.

Foi desde 1990, Director Municipal do Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa até ao dia em que decorria o ano de 2001 e se candidatou pelas listas do PS ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, cargo que ocupou até 2013.

Tinha como passatempos preferidos, para além de passear o seu cão, animal de estimação que o seguia para todo o lado, a pintura, viagens, leitura e escrita.

Da escrita destacam-se as suas publicações: Contos Semibreves, em 2005; O Tempo da descoberta em 2016 e A Ressurreição segundo mister Cohen em 2017.

Colaborava também com vários jornais locais nas suas colunas sobre politica, sociedade e ecónomia.

Também na sua página de Facebook partilhava as suas histórias de vida passadas com os seus amigos de brincadeiras durante a sua adolescência, o que deixava todos os seus amigos e seguidores embevecidos pois relembravam tempos de antigamente.

A Direcção do Correio de Azambuja endereça à família enlutada os mais sentidos pêsames.