Na manhã desta Quarta-Feira, foram assinados os protocolos de execução, e de delegação de competências, entre o Município de Azambuja e as suas sete freguesias ( Azambuja, Vila Nova da Rainha, Aveiras de Cima, Aveiras de Baixo, Vale do Paraíso, Alcoentre, e União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa ). Documentos que possibilitam às freguesias, uma maior capacidade de intervenção na sua área, sendo o Orçamento necessário, financiado pela Câmara Municipal. Estes protocolos, hoje assinados, inserem-se também, numa estratégia governamental, através da nova Lei Autárquica, que visa dar uma maior escala às freguesias do país. Os respectivos presidentes, e o vereador Herculano Valada, que presidiu à cerimónia, trocaram algumas palavras informais, dando-se início logo após à cerimónia. Também presente, Luís de Sousa, agradeceu a presença de todos, e diz compreender as “necessidades de um presidente de uma Junta de Freguesia”.
Foi garantido entretanto, por Herculano Valada, que não serão entregues, ainda, os parques infantis, sem que estes estejam renovados e de acordo com a lei. Já o Presidente da Câmara Municipal de Azambuja transmitiu a António Torrão, que a Escola Básica de Aveiras de Cima não será entregue à freguesia até estar “totalmente reparada”. Foi reiterado então a necessidade de “diálogo” entre todos, para que entre município e freguesias se opte sempre pelas “melhores opções”. O Correio de Azambuja, presente nesta cerimónia, pode ainda confirmar que os respectivos cheques foram já entregues às sete freguesias. Os protocolos assinados têm agora a validade de quatro anos.
Ainda nesta manhã de Quarta-Feira foi assinado um outro protocolo, entre o Município e o Serviço de Finanças, válido por um ano , e que prevê a cedência de dois funcionários municipais, para apoio administrativo naquele espaço público. Aliás, já hoje, um dos funcionários foi alocado, estando já em funções, ao abrigo deste acordo, válido por um ano. Cai assim por terra as intenções do Governo em encerrar os serviços de Finanças em Azambuja, um processo que chegou a originar protestos públicos. Fica reforçado, também, neste protocolo assinado entre Luís de Sousa e a Finanças locais, a vontade em não perder todos os serviços públicos contemplados neste local. O protocolo final foi assinado ao final da manhã de hoje, após a cerimónia com as Juntas de Freguesia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Rúben Mateus – 2014