O Concelho de Azambuja vai ser palco de um seminário subordinado à problemática bem atual da violência doméstica. A iniciativa intitula-se “Violência Doméstica: uma realidade presente” e é organizada pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco em parceria com a Câmara Municipal de Azambuja. O seminário, a realizar no dia 20 de Novembro , está aberto ao público em geral, mas a inscrição, sendo gratuita, é obrigatória. A sessão de abertura está marcada para as 09h30 e contará com as presenças do Presidente da Autarquia – Luís de Sousa; da Presidente da CPCJ de Azambuja – Maria João Machado; e de Ana Batista, em representação da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco. Os trabalhos irão decorrer, ao longo do dia, em três painéis específicos.

O primeiro painel irá debruçar-se sobre a realidade da violência doméstica em Portugal, com as intervenções de Ana Batista, da CNPCJ; de Gustavo Duarte, da APAV-Santarém (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima); e de Paula Carvalheira, da Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Ainda no período da manhã, os participantes serão convidados a abordar o impacto da violência doméstica nas crianças e nos jovens, com o contributo do Comandante do Destacamento de Alenquer da GNR, Capitão Baraças; de Aurora Rodrigues, da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas; e de Inês Carapinha e Sara Caetano, representantes da Associação de Apoio à Criança e ao Jovem “Raízes”.

Às 14h00, terá início o último painel, destinado à apresentação de estratégias de intervenção, a cargo de Maria João Machado, da CPCJ de Azambuja; do Sargento Daniel, do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas, da GNR; e de Carla Cunha, da Unidade e Cuidados na Comunidade de Azambuja. Todos os painéis terão um tempo de debate aberto. O seminário terminará com um apontamento musical pelo grupo “Vocal Mix”.

Correio de Azambuja
Câmara Municipal de Azambuja

2014