A Junta de Freguesia de Azambuja vai estrear, este ano, um novo conceito Cultural e Festivaleiro, intitulado Azambuja CULTFEST. Este novo Festival Cultural tem como objetivo, explica a organização em nota de imprensa, “envolver a comunidade em torno de variadas expressões culturais e ao mesmo tempo dinamizar um espaço que desde sempre tem sido palco de grandes acontecimentos festivos”, ou seja, o Campo da Feira.

O Azambuja CULTFEST irá realizar-se nos dias 23, 24 e 25 de setembro, e irá contar com dois palcos, nos quais irão passar diversos géneros musicais, tais como pop, o rock, o jazz, o funk, o folk, bossa nova e fado. Ao mesmo tempo, haverá ainda uma vasta oferta cultural, que passa pela dança contemporânea, o teatro de marionetas e ainda “várias experiências”.

Ao mesmo tempo, este novo conceito cultural contará ainda com espaços de ‘streetfood’ e bebida, entre
outras ofertas que serão anunciadas em breve. Já o palco secundário, será mais dedicado ao ‘chill’ e que apela
ao relaxamento e ao convívio ao final da tarde até hora de jantar. O palco principal vai contar com sete concertos de “grupos nacionais de renome”, acrescenta a organização.

O Azambuja CULTFEST terá também uma vertente social, apoiando a Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Recorde-se que esta iniciativa vem alterar o anterior modelo das Festas da Freguesia em Honra da Nossa Senhora da Assunção. De acordo com a Junta de Freguesia de Azambuja, em comunicado enviado à comunicação social, esta alteração prende-se com a necessidade de poupar em “gastos diretos e indiretos” das festas, representando uma redução de 50% face ao valor gasto na edição de 2019 (35 mil euros).

Assim, estas celebrações vão passar a ser realizadas em dois momentos distintos: o primeiro, destinado às tradicionais iniciativas religiosas, será celebrado a 15 de agosto, feriado nacional e Dia de Nossa Senhora da Assunção; e o segundo momento, será dedicado ao Azambuja CULTFEST.