Está de volta o tradicional “Mês da Cultura Tauromáquica” no próximo mês de maio. Esta, que será a vigésima terceira edição, decorrerá entre os dias 01 e 22 de maio e termina com a realização da bicentenária Feira de Maio. Após dois anos de pausa, devido à Covid-19, o evento volta novamente a ser celebrado em formato físico.
O Mês da Cultura Tauromáquica vai ter atividades ligadas à tauromaquia, com várias exposições, colóquios, palestras, espetáculos, uma visita a uma ganadaria e um momento de literatura direcionado para os mais novos. O evento começa no dia 1 de maio, com uma visita à Ganadaria Murteira Grave, na Herdade da Galeana, situada em Évora.
Para participar nesta visita é obrigatória a inscrição, e que deverá ser realizada através do 937 895 526 até ao dia 15 de abril. A inscrição inclui transporte e almoço e tem um custo de 45€ por pessoa, sendo que as crianças até aos oito anos não pagam e as crianças entre os nove e os 14 anos têm um desconto de 50%.
No mesmo dia, às 14h00, tem lugar na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa a inauguração de uma exposição intitulada “Redondéis de Azambuja”. Esta mostra irá retratar a nível histórico e cronológico, as infraestruturas de Praças de Toiros e outros pontos com atividades taurinas que existiram no concelho de Azambuja.
Inserida nesta programação, está de volta a exposição de rua “Taurus Murus” em Azambuja, com inauguração oficial igualmente no dia 01, junto ao Páteo Valverde, às 14h30. A iniciativa consiste na colocação de cerca de 20 telas, por toda a vila de Azambuja, e que irão transportar-nos para o mundo da tauromaquia, dos seus intervenientes e particularidades. Junto de cada imagem, vai encontrar-se um QR code que permitirá ao utilizador obter mais informações e aceder ao catálogo de toda a coleção.
Às 16h00, terá lugar a abertura de uma terceira exposição, intitulada “7ª Festa – a Tauromaquia no Cinema”, que estará instalada no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, na área circundante do primeiro cinema que existiu na vila. Esta exposição será composta por artigos de crítica cinematográfica assinados por Nuno Soares Dias, publicados na revista Contra Barreira.
Estas três exposições estarão patentes até ao final do mês de maio. Ainda no domingo, outra proposta é um espetáculo de dança e música com o grupo Taconeando que vai apresentar “Ponta Y Tacón”, exibição que consiste numa fusão de ritmos portugueses com o flamenco. A iniciativa é uma organização da Câmara de Azambuja e irá decorrer a partir das 21h30, no Auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja.
No sábado, dia 7 de maio, vai acontecer uma atividade destinada às crianças, na Biblioteca Municipal de Azambuja. Será uma sessão “Hora do Conto” que vai dar destaque ao livro “O Tesouro da Feira de Maio”. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas na Biblioteca Municipal de Azambuja.
No dia 13 de maio, sexta-feira, está programada uma palestra com o orador Dr. António Peças, subordinada ao tema “O Médico na Praça de Toiros”, que terá lugar na sede da Tertúlia Festa Brava, pelas 21h30. A iniciativa é uma organização da Tertúlia Festa Brava e conta com o apoio do munícipio.
No dia seguinte, dia 14, o convite é para assistir ao colóquio “Hipoterapia dos 8 aos 80”, que terá lugar no Centro Hípico Lebreiro, a partir das 14h30. Este colóquio irá abordar duas perspetivas do mesmo tema, são elas, os benefícios da terapia dos cavalos em crianças com necessidades educativas especiais, que terá como oradora Madalena Castelhano – especialista em psicomotricidade a galope; e os contributos da terapia assistida por cavalos na população idosa, que terá como oradora Joana Figueiredo Gonçalves – psicomotricista.
Ainda no mesmo dia, às 21h30, Azambuja irá receber a quarta edição do Festival de Escolas de Flamenco “Azambuja Sevillanissima”, que contará com a participação de várias escolas de sevilhanas. Este festival irá decorrer na Praça do Município e é uma organização de “Las Hermosas” da Escola de Sevilhanas e Flamenco da Poisada do Campino.
A terminar este fim-de-semana, no dia 15, domingo, terá lugar mais um colóquio “Conversas de Maio – Gerações de Tertúlias”, que contará com testemunhos de representantes de várias tertúlias de Azambuja. A iniciativa terá lugar pelas 16h00, no Auditório do Páteo Valverde. Já no dia 20, sexta-feira, pelas 21h30, mais um serão de espetáculo, desta feita intitulado de “Música, Cavalos e Toiros”.
O evento conta com a participação de elementos da Banda do Centro Cultural Azambujense, com Maria Rei na voz, André Ribeiro na guitarra portuguesa e Ginestal Martins na viola de fado e voz. O espetáculo terá lugar no Auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja e é uma organização conjunta do Centro Hípico Lebreiro de Azambuja e da Tertúlia Festa Brava.
A terminar as atividades do XXIII Mês da Cultura Tauromáquica, no dia 22 de maio, domingo, a Praça do Município será palco de uma iniciativa organizada pela Associação Cultural “A Poisada do Campino”, intitulada “Toureio a Pé comentado”, que terá os contributos do matador de toiros colombiano Juan de Castilla e do novilheiro amador Martim Torrão da Escola de Toureio de Azambuja, ainda com os comentários do crítico taurino Maurício do Vale.