Está aprovado o Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica Azambuja 2050, por deliberação da Assembleia Municipal. A Câmara Municipal de Azambuja aceitou o desafio, enquadrado com o compromisso nacional de atingir a neutralidade carbónica em 2050, e procurou aprofundar o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050) aplicando-o à sua realidade territorial.

Sublinhe-se, aliás, que esta estratégia está devidamente alinhada com o Acordo de Paris, com o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC2030) e com a Lei de Bases do Clima.

Por outro lado, todo o trabalho desenvolvido até aqui coloca Azambuja no “pelotão da frente”, a nível nacional, como um dos municípios portugueses mais adiantados no compromisso em alcançar a neutralidade carbónica.

O presidente da Câmara, Silvino Lúcio destaca o privilégio de participar na concretização deste roteiro, que identifica ações concretas e estabelece tanto um sistema de monitorização, como um plano de financiamento. Este percurso sustentado demonstra o esforço de integração das alterações climáticas no modelo de gestão local, com vista a viabilizar uma transição coesa e mais próxima do cidadão.

O Roteiro Municipal para a Neutralidade Carbónica de Azambuja em 2050 evidencia que é possível promover uma transição energética eficiente e socialmente justa, através da introdução de políticas e tecnologias inovadoras, e de mudanças para comportamentos e estilos de vida mais sustentáveis.