É já no próximo fim de semana, nos dias 14, 15 e 16 de abril que se vai realizar a 17ª edição da ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima. O evento é já uma tradição em toda a região e considerado como uma das festas do vinho mais castiças de Portugal.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”. Tal como nos anos anteriores, e por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento. Por sua vez, esta permite provar, gratuitamente, todos os vinhos dos vitivinicultores participantes na festa.

No entanto, e para além da animação com as bandinhas de rua, haverá ainda fado amador itinerante pelas diversas adegas, na noite de sexta-feira, e o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, pelas 16h00 de sábado. Em 2023, os artistas convidados para a ÁVINHO são a cantora Rosinha, na sexta-feira, às 24h00, e José Cid com Banda, no sábado, também à meia-noite.

Após os concertos, há duas novidades nesta edição. A primeira será um “Baile à Moda Antiga” e diversas atuações de DJ’s. Os espetáculos começam à 01h00, com o Quarteto Nelson Pisco (sexta-feira) e o Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa (sábado). Seguir-se-á, no Largo da República, à 01h30 da madrugada, animação na sexta-feira com o DJ Zezócas & Rod Tha Funk e no sábado com o DJ Vassalo.

No que toca ao vinho e à gastronomia, poderá contar com dois momentos de prova de vinhos de produtores presentes no evento, às 18h30 na Rua do Rossio, sendo que ao sábado será acompanhado com harmonização de Torricado, numa ação de promoção da marca Azambuja Terras do Torricado. Na sexta-feira e no sábado, às 19h00, terão lugar, ainda, dois “Encontros de Chefs” seguidos de uma prova comentada de Vinhos Batoréu, iniciativas promovidas pela Adega Batoréu.

Recorde-se que o arranque oficial da ÁVINHO 2023 terá lugar às 18h00, na Praça da República. Na visita inaugural às ruas do evento, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho.

No sábado, às 16h00, as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases do “Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos ranchos folclóricos do concelho.

No último dia, domingo, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação etnográfica intitulada “A Adiafa, Fim de Safra”, mais uma vez com a participação dos grupos etnográficos do concelho, seguida da entrega de prémios às melhores ornamentações. Pelas 18h00, a tradicional arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima sétima edição da ÁVINHO.