É fim-de-semana de festa em Aveiras de Cima! A 15ª edição da Ávinho já arrancou e o Correio de Azambuja faz o rescaldo do primeiro dia, que, obviamente, meteu muito vinho e diversão à mistura.

Passavam 10 minutos da meia noite quando se começa a ouvir em plano de fundo a música ‘Pito Mau’. Começou o concerto de Quim Barreiros, no Largo da República. Escusado será dizer que, quem só chegava agora ao local, deparava-se com um largo cheio de gente, maioritariamente jovens, que se divertiam e cantaram durante todo o espectáculo.

Com mais ou menos uma hora, o cantor minhoto trouxe à vila de Aveiras de Cima sucessos como ‘Quero Cheirar Teu Bacalhau’, ‘Os Peitos da Cabritinha’, entre outros, que deixaram a plateia em delírio.

Porém, com o Largo da República a abarrotar, foram muitos os que se quiseram distanciar da confusão e procurar outro lugar para celebrar a Festa do Vinho, desta feita nas adegas e nas barracas adjacentes ao evento, onde se podia comer e beber.

Por volta da 1h30 da manhã, o público começou a dispersar para o Largo dos Combatentes, junto à Marisqueira, para o espectáculo do DJ residente Tiago Christopuros, e ainda para junto do Restaurante Varela, onde o grupo Rod tha Funk entreteu os presentes.

Mas apesar da muita música que se fez ouvir neste primeiro dia de Ávinho, a celebração já tinha começado ao final da tarde, com a inauguração oficial do certame, onde as comitivas da Càmara Municipal de Azambuja e da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima apresentaram os vencedores do 37º Concurso de Vinhos: a ‘Quinta da Lapa’ e SIVAC, que ganharam o prémio de Melhor Rosé.

No grupo dos vinhos brancos, mais uma vitória foi para a ‘Quinta da Lapa’, o 2º lugar para a Sociedade Agrícola Cova da Cadeira, de Alcoentre; e o 3º para Vicapão, de Aveiras de Cima. Destaque, ainda, com menção honrosa para Agro-Batoréu Lda. e SIVAC, ambas de Aveiras de Cima, e para o Casal da Fonte, de Vale do Paraíso. Nos tintos, com vinte e nove amostras concorrentes, o 1º lugar, mais uma vez, para a ‘Quinta da Lapa’; o 2º lugar para a Sociedade Agrícola Cova da Cadeira, de Alcoentre; e o 3º para o Estabelecimento Prisional de Alcoentre, com três menções honrosas para Agro-Batoréu Lda e José Mata, ambos da freguesia de Aveiras de Cima; e para José Leirião de Vila Nova de S. Pedro.

Depois, segue-se o momento mais esperado por muitos: a abertura da adegas, onde se podia ver as primeiras canecas de barro em riste para provar os melhores vinhos dos produtores da região, ao mesmo tempo que eram distribuídas, gratuitamente, febras e pão aos vistantes da Ávinho.

A partir daí, começou a diversão, com uma Aveiras a encher cada vez mais e mais, sempre de caneca na mão (ou pendurada no peito) a provar os vinhos ribatejanos e a ouvir as bandinhas de rua que iam atuando pela vila.

Hoje, é o segundo dia da Ávinho, com os tradicionais desfiles etnográficos e o concerto de HMB às 00h00. Não falte!

Reportagem e Imagem: Rute Fidalgo