Américo Brás Carlos vai apresentar, no próximo domingo, dia 18 de março, o livro “O Riso dos Dias”, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja, às 16h00. A entrada é livre. A obra será apresentada pelo próprio escritor, natural de Azambuja, acompanhado por Ana Luísa Vilela, professora de Literatura Portuguesa na Universidade de Évora.

Américo Brás Carlos nasceu em 1952 no concelho de Azambuja. Foi trabalhador fabril e técnico de manutenção industrial durante 13 anos. Pelo meio, cumpriu o serviço militar obrigatório em Angola. Lecionou na Faculdade de Direito de Lisboa, ISCTE-IUL e INDEG-ISCTE e Universidade Politécnica de Moçambique, contando com cerca de 35 anos de docência universitária.

Por outro lado, foi ainda técnico e dirigente da administração fiscal portuguesa e consultor do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da União Europeia, do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América e de algumas empresas de consultadoria, tendo exercido funções em Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde.

É autor do livro “Impostos-Teoria Geral” (cinco edições) e coordenador da obra “Guia dos Impostos em Portugal”. Noutro registo, publicou, ainda, os livros de poemas “Adágio, Romanza e Grave”, “As Flores Brancas do Frangipani” e, na literatura infantojuvenil, lançou “Pais e Filhos, Avós e Netos em Versos Discretos”.

Sinopse:

‘O Riso dos Dias’ gira em torno dos membros de três gerações da família Simões e cada um dos seis capítulos do livro é centrado em pessoas, locais ou factos autonomizados, como evidenciam os seus títulos.

Sendo um romance, e não um conjunto de contos, é, porém, natural que as personagens caminhem e se cruzem ao longo das diferentes partes. O narrador, por seu lado, tem pretensões a misturar-se com as personagens e muda frequentemente de voz. E vai do pícaro ao profundo sofrimento, passando pelo circunspecto.