
O município de Azambuja associou-se às comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra amanhã, dia 14, com a campanha “Mais Saúde, sem Diabetes”, que propõe um conjunto de atividades gratuitas até sexta, dia 15, abertas a toda a comunidade.
As atividades arrancaram ontem, terça, com um conjunto de exposições de sensibilização para a doença – patentes até sexta – na Escola Básica Vale Aveiras, na Escola Básica de Manique do Intendente e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Alcoentre.
Hoje e amanhã, haverá avaliações e rastreios gratuitos nas unidades de saúde do concelho de Azambuja. Amanhã estas têm lugar em Azambuja, de manhã, e em Aveiras de Cima, à tarde. Esta ação incidirá no rastreio da Hemoglobina Glicada e será realizada com equipamentos fornecidos pela empresa Biosurfit, sediada em Azambuja.
Ainda amanhã, está também programada uma caminhada pela Vila de Azambuja, com oferta de um lanche saudável a todos os participantes. O ponto de encontro será o Pavilhão Municipal de Azambuja, às 10h00.
Refira-se que a autarquia tem comemorado esta efeméride com “ações de sensibilização, de informação e de rastreio dirigidas à comunidade em geral”, integradas no programa designado “Não à Diabetes”.
O objetivo desta campanha é “evitar que 50 mil pré-diabéticos desenvolvam a doença nos próximos anos” e identificar ainda “50 mil diabéticos que desconheçam ser portadores da doença”, escreve a autarquia em comunicado.
Esta iniciativa é dinamizada pela Câmara Municipal em colaboração com a Unidade Cuidados na Comunidade de Azambuja e com o apoio da empresa Biosurfit.
Fonte: CM Azambuja Imagem: Google/DR