A operação Baco, realizada no passado domingo dia 10 de Novembro , levou ao levantamento de 805 autos de contra-ordenação, depois de fiscalizados 7.944 condutores. As acções da GNR foram direccionadas para as estradas nacionais, regionais e municipais «com maior índice de sinistralidade rodoviária» e para locais de diversão nocturna, refere o comunicado divulgado hoje.

Esta operação realizada em dia de S. Martinho acabou por apanhar desprevenidos os condutores que abusaram do água-pé consumida por ocasião deste dia. Este facto está a ser vivamente contestado nalguns fóruns de opinião que acusam as autoridades de “oportunismo”  de baixo nível. E de aproveitamento sem a respetiva componente didática. E num dia em que a sinistralidade nacional foi zero.

Durante o período em que decorreu esta operação de fiscalização envolvendo mais de 1.400 militares, a GNR registou 145 acidentes, quatro feridos graves, 47 ligeiros e nenhuma vítima mortal.No mês de Outubro, altura em que decorreu uma operação semelhante, a GNR fiscalizou 13.145 condutores dos quais 573 circulavam com uma taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei (0,50 gramas/litro). Destes 207 foram detidos por apresentarem uma TAS superior a 1,20 gramas/litro.Durante esta operação foram ainda detidos 28 condutores por condução sem habilitação legal (falta de carta de condução) e levantados 1.888 autos de contra-ordenação por infracções ao Código da Estrada e outra legislação complementar.

correio de Azambuja/ LUSA/ GNR/pfm 2012