Vários agentes económicos do Concelho de Azambuja foram premiados na “Gala de Vinhos do Tejo 2021”. Este é um evento anual de reconhecimento dos melhores vinhos da região do Tejo, da gastronomia e do território, numa organização da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.

A gala composta pelas categorias “Concurso Vinhos do Tejo” e “Prémios Vinhos do Tejo”, acrescentou mais três a esta edição – o “Tejo Academia”, o “Tejo Anima”, o “Concurso de Fotografia de Vinhos do Tejo”. Na nova distinção – “Tejo Anima”, a Quinta da Lapa, localizada em Manique do Intendente, foi premiada na categoria de Enoturismo. Esta categoria, explica a autarquia, em comunicado, pretende valorizar o território e as suas valências de lazer, sendo promovida pela Rota dos Vinhos do Tejo.

Na nova categoria – “Tejo Academia”, o restaurante Aveiramariscos, localizado em Aveiras de Cima, recebeu o prémio de “Melhor Atendimento”. Esta categoria tem como objetivo formar e avaliar restaurantes da região, na comida e na relação com o vinho, destacando aqueles que têm melhor “mis en place”, ou seja, espaço, empratamento, atendimento, harmonização vínica, serviço de vinhos, carta de vinhos e melhores provas teórica e prática, a que estão submetidos durante a formação.

Das 195 amostras concorrentes aos prémios de melhores vinhos, foram atribuídas nove medalhas a três produtores do Concelho de Azambuja – Agro-Batoréu (Aveiras de Cima), Terreiro (Aveiras de Cima) e Agrovia (Manique do Intendente). O primeiro recebeu duas medalhas de ouro para os vinhos “Terra Silvestre Reserva” de 2019, “Terra Silvestre Grande Reserva” e uma medalha prata para “Terra Silvestre Red Blend” de 2020.

Já o Terreiro recebeu uma medalha de ouro para o vinho “Alma do Tejo” de 2019 e duas medalhas de prata para os vinhos “Alma do Tejo Premium Unoaked” de 2019 e “Casal da Pipa Reserva” de 2018.O produtor Agrovia recebeu duas medalhas de ouro para os vinhos “Quinta da Lapa Touriga Nacional Reserva” de 2018, “Quinta da Lapa Syrah Reserva” de 2018 e medalha de prata para o vinho “Quinta da Lapa Reserva” de 2017.