A Câmara Municipal de Azambuja volta a promover o evento gastronómico ‘A Gula’, entre os dias 1 e 31 de outubro, em todos os estabelecimentos aderentes. São 20 os restaurantes que aderiram à edição de 2022, e localizam-se nas freguesias de Alcoentre, Aveiras de Cima, Azambuja, Vila Nova da Rainha e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

O objetivo desta iniciativa é a valorização da gastronomia do concelho e a dinamização da economia local, promovendo a marca Azambuja – Terras do Torricado. Os 20 estabelecimentos aderentes à ‘Gula’ são:

– AVEIRAMARISCOS, em Aveiras de Cima;

– BUDA COFFEE PIZZARIA, em Azambuja;

– FLOR DE SAL, em Azambuja;

– GENUINU’S, em Aveiras de Cima;

– KATE KERO, em Manique do Intendente;

– LA DOLCE VITA, em Aveiras de Cima;

– O PICADEIRO, em Azambuja;

– O VELHOTE, em Vila Nova da Rainha;

– OFICINA DOS SABORES, em Aveiras de Cima;

– OS PRIMOS, em Alcoentre;

– OURO HOTEL, em Azambuja;

– PONDEROSA, em Alcoentre;

– PÔR DO SOL 2, em Aveiras de Cima;

– SABÓ-FRANGO, em Aveiras de Cima;

– SABOR D’OLIVA, em Azambuja;

– SABORES DA VILA, em Vila Nova da Rainha;

– TABERNA DAS COMEIRAS, em Aveiras de Cima;

– TABERNA DO MERCADO, em Aveiras de Cima;

– TASCO DA ILDA, em Azambuja;

– VARELA GRILL, em Aveiras de Cima;

Nestes restaurantes, ao longo do mês de outubro, será possível provar o Torricado, o prato local mais típico e que tem vindo a ser divulgado como bandeira gastronómica e cultural do concelho de Azambuja. Em cada restaurante, as ementas apresentam uma variedade de propostas onde o Torricado tem lugar de destaque.

Por outro lado, os pratos são acompanhados por um dos vinhos do concelho. Pretende-se, deste modo, continuar a investir na valorização dos produtos locais e, consequentemente, das potencialidades e da identidade deste território.