O Município de Azambuja volta a promover o evento gastronómico ‘A Gula’ este ano, entre os dias 01 e 31 de outubro. Com esta iniciativa, a autarquia apoia os estabelecimentos aderentes na valorização da gastronomia do concelho e na dinamização da economia local. Uma vez mais, este evento prossegue a aposta na afirmação da marca Azambuja Terras do Torricado.

São vinte os restaurantes aderentes nesta edição de 2021, localizados em cinco freguesias do concelho: Alcoentre, Aveiras de Cima, Azambuja, Vila Nova da Rainha e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

Nestes restaurantes, ao longo do mês de outubro, será possível saborear o delicioso Torricado, o prato mais típico de Azambuja e que tem vindo a ser divulgado como bandeira gastronómica e cultural. Estratégia esta, explica a autarquia em comunicado, tem sido desenvolvida numa parceria entre esta com as Juntas de Freguesia e os estabelecimentos de restauração.

As ementas apresentam uma variedade de propostas, sendo que o Torricado tem lugar de destaque. Por outro lado, elas são acompanhadas pela sugestão de um dos vinhos do concelho de Azambuja. Pretende-se, deste modo, continuar a investir na valorização dos produtos locais e, consequentemente, das potencialidades e da identidade deste território.

De referir que a iniciativa está pensada de acordo com as recomendações das autoridades de saúde no combate à Covid-19. Por essa razão, devido às limitações de espaço e não só, ao contrário do que era habitual, não haverá os momentos musicais que animavam alguns almoços e jantares durante o evento.