Paul de Manique do Intendente de “A a Z”
Continuam a decorrer as atividades no âmbito do Projeto “Paúl Natura – Conhecer para Proteger”, que tem como objetivo estimular o conhecimento, a proteção e a preservação deste ecossistema único e tão rico para o Concelho de Azambuja e para toda a região.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se assinala no dia de hoje, 2 de Fevereiro, o Município de Azambuja dinamiza a iniciativa “Paul de Manique de A a Z”, que decorrerá entre 2 e 27 de fevereiro.
Esta comemoração visa aumentar a consciência global do papel vital das zonas húmidas para a vida no planeta.
Ao longo do mês de fevereiro serão partilhadas fichas didáticas relacionadas com a Biodiversidade e a Geodiversidade do Paul de Manique do Intendente.
Esta é mais uma iniciativa promovida pelo consórcio que lidera o projeto, no qual são parceiros o Município de Azambuja, a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, a Universidade Lusófona, o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja e a União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.
Recorde-se que este projeto privilegia ações que contemplam a promoção do património natural – bio e geodiversidade, e do papel dos serviços prestados pelos ecossistemas, abarcando iniciativas de formação e capacitação, de sensibilização ambiental e de participação ativa da comunidade. O projeto “Paúl Natura – Conhecer para proteger” viu a sua candidatura ao Fundo Ambiental ser aprovada, com um cofinanciamento de 70% num investimento total previsto de cerca de 68.000,00 euros.
O Paul de Manique do Intendente, localizado no Concelho de Azambuja, é uma área com cerca de 97 mil metros quadrados e constitui um riquíssimo património natural, de grande importância em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, já reconhecida a nível nacional. É um ecossistema com história e cerca de 18 hectares a proteger, com mais de 180 espécies identificadas, onde se podem encontrar cinco espécies simplesmente únicas, como o cágado-de-carapaça-estriada, o caimão-comum, a lontra, a cegonha-preta e o junco.
Para finalizar, no âmbito das comemorações deste dia, sob o lema “Zonas Húmidas e Água” e no sentido de sensibilizar a sociedade, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas promove o Webinar “Água, Zonas Húmidas e Vida”, que contará com a presença de vários especialistas de norte a sul de Portugal. No período da tarde, a Professora Anabela Cruces da Universidade da Lusófona, irá participar com o tema “Paúl de Manique revela-se!”. A iniciativa será online, via Microsoft Teams.
» ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
» Programa – Webinar «Água, Zonas Húmidas e Vida”
Fonte: CMA