A vacina contra a Covid-19 já chegou aos lares do Concelho de Azambuja. A 1ª fase de vacinação teve início na passada 6ªfeira, dia 22 e decorreu de acordo com o plano.
De acordo com a informação disponibilizada, o total de pessoas vacinadas, nesta fase, terá sido de aproximadamente 600, entre utentes e funcionários das designadas ERPI-Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
Até ao final do dia de domingo, 24 de Janeiro, foram vacinados os profissionais e os residentes do Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima, da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja, do Lar Jardim de Casais da Lagoa, da CERCI-Flor da Vida, do Lar Universal de Azambuja, do Lar Vale Grande Residence de Quebradas, e ainda de várias casas de acolhimento em Arrifana e em Manique do Intendente.
O processo de vacinação irá continuar pois de acordo com as normas médicas a vacina não será ainda administrada nas instituições onde existem surtos ativos de infeção. Nesses lares, a vacinação será feita numa próxima fase, conforme protocolo.
Estiveram e estão envolvidas nesta operação cerca de duas dezenas de profissionais de saúde, socorro e segurança. O grupo é constituído por elementos do Centro de Saúde de Azambuja, dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja, da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Guarda Nacional Republicana.
De salientar que o Município de Azambuja tem dado apoio logístico, nomeadamente transporte, e deixou na sua página “uma palavra de reconhecimento e de estímulo a estes operacionais e a todos aqueles que, nas mais variadas funções, continuam a dar o seu melhor no combate a esta pandemia e às enormes dificuldades que ela está a provocar a toda a sociedade”.
Fonte: CMA