A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, ao Correio de Azambuja. O autarca adiantou ainda que estão ainda mais 15 funcionários desta instituição infetados com o novo coronavírus.

Ao nosso jornal, Sousa disse que a autarquia já disponibilizou equipamento individual à instituição, que já começou a isolar os casos positivos dos restantes utentes.

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Azambuja nega a existência de casos positivos entre os alunos do Centro Infantil, ressalvando ainda que este funciona num espaço independente do Lar e com recursos humanos distintos.

Luís de Sousa confirma 40 casos positivos entre os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja

“Isto está a tomar proporções muito grandes”, disse ainda o presidente da autarquia, referindo-se ao crescimento diário dos casos de Covid-19 no concelho de Azambuja.

Contudo, Luís de Sousa não confirma nem desmente a possibilidade de vir a colocar uma cerca sanitária no concelho, como já havia ponderado na primeira vaga da pandemia, em maio.

“Da primeira vez, não fui bem compreendido e por isso, deixo as decisões para a autoridade de saúde”, explicou o edil ao nosso jornal. “Todas as decisões são sempre de acordo com a autoridade de saúde”.

Luís de Sousa não confirma nem desmente a possibilidade de levantar uma cerca sanitária no concelho, deixando a decisão nas mãos da autoridade de saúde.

Á data de hoje, o concelho de Azambuja conta com 162 casos ativos do novo coronavírus. A freguesia de Azambuja é a que tem mais casos, com 57 casos positivos.

Aveiras de Cima é a freguesia que aparece em segundo lugar no mapa, divulgado diariamente pela autarquia, com 44 casos positivos. Alcoentre e a União de Freguesias contam com 38 e 11 casos, respetivamente.

Aveiras de Baixo e Vale do Paraíso contam com seis e quatro casos positivos, respetivamente. Vila Nova da Rainha é a única freguesia do concelho que conta com menos de três casos positivos da doença.