O Município de Azambuja aderiu ao programa “Vacinação SNS Local” que permitirá à população do concelho com 65 ou mais anos vacinar-se gratuitamente numa farmácia aderente.

A medida resulta numa parceria entre a autarquia, a Associação Dignitude e as Farmácias Portuguesas. Pelo protocolo de adesão ao programa, a Associação Dignitude suporta 10% da despesa com as vacinas e o Município de Azambuja assume a comparticipação dos restantes 90%.

Serão gastos cerca de 4.500 euros nesta medida, que irá beneficiar 2.000 beneficiários. Aos abrangidos basta apenas que se dirijam a uma das farmácias participantes, para receberem a vacina contra a gripe sem qualquer custo.

De acordo com a autarquia, em comunicado, não é necessária receita médica para o efeito, bastando apresentar o cartão de identificação para comprovar a residência neste concelho e o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Os objetivos desta medida “visam alargar os locais de administração das vacinas, promovendo a proximidade na prestação deste cuidado de saúde preventiva, tornando-a mais acessível a uma faixa mais vulnerável da população”.

Esta medida torna-se ainda mais importante no atual contexto de pandemia, de forma que, desta forma, pretende-se contribuir para uma menor exposição dos idosos a ambientes de maior risco, bem como ajudar a “agilizar o processo de vacinação, complementando os serviços dos Centros de Saúde.

Esta campanha está disponível em cinco farmácias do concelho: as farmácias Central e Dias da Silva, em Azambuja; as farmácias Nova e Miranda, em Aveiras de Cima, e ainda na farmácia Ferreira Camilo, em Manique do Intendente.