A Câmara Municipal de Azambuja assinou, na passada sexta-feira, o Auto de Consignação da Empreitada de requalificação da Escola Básica/Jardim de Infância de Vila Nova da Rainha.
A cerimónia teve lugar na Escola Básica de Vila Nova da Rainha, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha, Mário Parruca, e ainda a Diretora do Agrupamento de Escolas de Azambuja, Madalena Tavares.
O projeto prevê a reabilitação das instalações já existentes da escola, porém, contemplando algumas demolições e ampliações, com vista à obtenção de “um conjunto funcional mas também coeso e harmonioso”, explica a autarquia em comunicado.
Esta requalificação tem como objetivo criar duas salas de aula para o 1º ciclo e duas salas de atividades para o ensino pré-escolar, em blocos distintos.
Estarão ainda equipados com instalações sanitárias para adultos e para crianças, gabinetes de trabalho para professores e educadores, e espaço de arrumos.
Haverá ainda um refeitório, com a valência de sala polivalente, e também uma biblioteca/mediateca escolar. As salas de pré-escolar terão também vestiários de apoio.
O projeto – com prazo de execução de um ano e que representa um investimento de mais de 850 mil euros -, contempla também espaços lúdicos adequados aos dois níveis de ensino. Haverá também zonas de recreio interiores e áreas exteriores cobertas, estando assegurada a fácil circulação por pessoas com mobilidade condicionada.
Segundo a autarquia, esta ampliação permitirá criar as salas e as instalações “necessárias ao bom funcionamento de um estabelecimento de ensino destinado às faixas etárias mais jovens”.
Imagem: Paulo Ferreira de Melo/Correio de Azambuja