Nuno Henrique Martins, de etnia cigana, e estudante no 10º ano na Escola Secundária de Azambuja, recebeu, no passado dia 17, o certificado que comprova a participação no Programa ‘Roma Educa’, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações.
Nesta presença, o jovem teve ainda a oportunidade de receber uma bolsa de estudo para o Ensino Secundário, de forma a incentivar a progressão dos estudos.
Esta medida foi criada no âmbito da Estratégia Nacional Para as Comunidades Ciganas, “de modo a garantir condições efetivas de acesso e à educação, sucesso educativo e aprendizagem ao longo da vida de pessoas ciganas, medidas que apostam na intervenção em mediação intercultural”, escreve a autarquia em comunicado.
Neste encontro, uma ação do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas e Programa Escolhas, estiveram presentes “jovens estudantes de etnia cigana de todo o país, numa partilha de saberes e experiências de vida”.
A Câmara Municipal parabeniza Nuno Martins pela bolsa atribuída, e acredita que esta poderá ser “um exemplo a seguir pelos seus pares na forma como aposta na sua formação escolar perspetivando uma carreira na área do direito”.
Fonte: CM Azambuja