O município de Azambuja inaugurou, esta segunda-feira, três Laboratórios de Inovação e Criatividade, também conhecidos como “Salas do Futuro”, uma em cada Agrupamento de Escolas do concelho.

A medida faz parte do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do programa ‘Alentejo 2020 / Portugal 2020’.

O evento aconteceu em três momentos: o primeiro às 10h00, na Escola Básica de Manique do Intendente (Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja); às 12h00, na E.B. Vale-Aveiras, em Aveiras de Cima (Agrupamento de Escolas de Vale-Aveiras); e às 15h00 na E.B. de Azambuja (Agrupamento de Escolas de Azambuja).

“Este investimento conjunto do município e da CIMLT, com o apoio da União Europeia, insere-se no eixo da Educação Positiva e Educação pela Inovação, e pretende potenciar o sucesso escolar das crianças e jovens, promovendo práticas educativas inovadoras”, escreve a autarquia em comunicado.

O objetivo deste programa é, ainda, dotar a Escola com as “ferramentas tecnológicas e o saber mais recentes”, de forma a “proporcionar novos cenários de aprendizagem, incentivando professores e alunos a novas experiências de ensino”.

Adicionalmente, a Câmara Municipal desenvolveu um conjunto de ações enquadradas na área do “Design Thinking”, dirigidas à comunidade educativa.

No mesmo contexto, decorrem ainda seminários e ações de formação acreditadas para professores, com temas que abordam a robótica ou o 3D.

Recorde-se que estes espaços destinam-se a crianças e jovens de diferentes níveis de ensino. O município acredita que a inauguração destas Salas funcione como uma abertura das “portas do futuro para os nossos jovens e para todo o concelho de Azambuja”.

Fonte: CM Azambuja