O feriado de 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, será o dia dedicado ao Concelho de Azambuja na 39ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que decorre entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém.
O evento tem, este ano, o vinho como tema central. O Município de Azambuja estará presente com um programa de dinamização, quer no stand intermunicipal da CIMLT, quer no Espaço Cozinha, e ainda com uma forte divulgação da variada oferta turística existente no concelho.
Dando continuidade à aposta na marca “Azambuja Terra do Torricado”, o prato-rei do concelho vai proporcionar vários momentos de degustação ao longo do dia, entre as 12h00 e as 22h00, onde haverá também manja e lapardana com bacalhau assado.
No Espaço Cozinha, destaque para uma prova de vinho comentada pelo enólogo José Barreto, às 15h00, com os vinhos Quinta da Lapa, os grandes vencedores do 37º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja.
Meia hora depois, a Chef Madalena Dias apresentará uma sessão de showcooking intitulada “Paladares de Outono em Azambuja”. As propostas serão a entrada ‘bacalhau ao bochecho’, o prato ‘anho à lavrador’ e a sobremesa ‘sorvete de pera bêbeda’.
No espaço do stand, haverá ainda espaço para vários agentes turísticos divulgarem as suas atividades. Alguns destes promotores são a Quinta da Lapa; o Parque Rural Tambor; a Quinta da Texuga; e a Herdade da Hera.
Entre o meio-dia e as quatro da tarde haverá espaço para provar produtos regionais, tais como as queijadinhas de Azambuja, o mel do Casal da Fonte (Vale do Paraíso) e o Melhor Bolo de Chocolate do Ribatejo (Aveiras de Cima).
Das 20h00 às 22h00, será a oportunidade para provar algumas iguarias salgadas, tais como o azeite do Casal da Fonte (Vale do Paraíso), o queijo de cabra chèvre e o pão de trigo Barbela da Granja dos Moinhos (Maçussa), e ainda a ‘escarapiada’ e o bolo de chouriço preto (Manique do Intendente).
Ao longo do dia, haverá ainda divulgação e prova de vinhos das casas Quinta da Lapa (M. Intendente), Quinta de Vale de Fornos (Azambuja), SIVAC (Aveiras de Cima), Casal da Fonte (Vale do Paraíso), Agro-Batoréu (Aveiras de Cima)
Referência, ainda, para dois momentos de animação, no palco do festival a partir das 15h30, por algumas tradições culturais do concelho. Vão ser apresentadas recriações etnográficas da Terra Velhinha de Azambuja, bem como pelo Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Vale do Brejo (Aveiras de Cima).
Fonte: CM Azambuja