O Grupo Tradicional “Os Casaleiros”, de Casais dos Britos, vai comemorar o seu 25º aniversário, no próximo fim-de-semana, dias 19 e 20 de outubro. Esta coletividade está integrada no Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos, na freguesia de Azambuja, e “dedica-se à preservação e divulgação do folclore e da etnografia típicos da sua localidade”.
A iniciativa tem como objetivo juntar todos aqueles que, ao longo deste quarto de século, “foram fundadores, colaboradores, conselheiros, amigos e membros resistentes do grupo”, explica a Câmara Municipal em comunicado de imprensa.
No primeiro dia, sábado, as comemorações têm início pelas 09h00 com uma romagem aos cemitérios de Azambuja, seguindo-se uma cerimónia religiosa na Capela de Nª Senhora de Fátima, em Casais dos Britos.
Ás 13h00, será então a vez do almoço comemorativo dos 25 anos. Após a refeição, será feita a entrega de diplomas alusivos à data aos fundadores, colaboradores e amigos, assim como a entrega de lembranças aos elementos que fazem parte do grupo ininterruptamente ao longo destes 25 anos. A tarde terminará em convívio com um baile “Recordar é Viver”.
No domingo, dá-se o encerramento da festa de aniversário com um atarde de folclore. A partir das 15h00, estão marcadas as atuações do grupo anfitrião, do Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja e ainda do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima.
Fundado a 16 de outubro de 1994, o Grupo Tradicional “Os Casaleiros” é uma homenagem ao seu fundador, o etnógrafo popular “Mestre” Sebastião Mateus Arenque, falecido em junho deste ano.
O objetivo deste grupo é, ainda, continuar a divulgar as tradições, usos e costumes dos Casaleiros de Azambuja, e chega agora às bodas de prata, numa iniciativa que tem o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.
Fonte: CM Azambuja Imagem: Facebook 'Os Casaleiros'