O Município de Azambuja vai realizar, amanhã, dia 11 de maio, no Auditório do Centro Cultural Páteo Valverde, a cerimónia de entrega de Bolsas de Estudo e Mérito e dos Prémios de Mérito patrocinados pela CLC.

Na sessão, marcada para as 15h00, vai contar com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, Luís de Sousa, do administrador da empresa CLC, Engº José Eduardo Nunes, e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Azambuja, Profª Madalena Tavares.

“Este programa municipal de atribuição de bolsas é uma realidade já com largos anos e tem como objetivos gerais reconhecer o desempenho dos alunos com melhores resultados, por um lado, e incentivar e apoiar estudantes de agregados familiares com insuficiência económica, por outro”, escreve o município em comunicado.

Com esta medida, foram contemplados pela frequência ou ingresso no ensino superior 30 alunos, cada um deles com a bolsa de estudos no valor de 1.000,00 euros, um investimento assumido pela autarquia como forma de apoio a estudantes de agregados familiares com rendimento per capita inferior a 500€ e que tiveram aproveitamento escolar no ano interior. Na vertente Mérito foram contemplados 10 estudantes, cada um com uma bolsa de 1.000,00 euros, em reconhecimento do mérito e excelência dos seus resultados académicos.

A autarquia pretende, com esta medida, “promover a formação académica e o aproveitamento escolar dos jovens, contribuir para o incremento de quadros superiores no Concelho de Azambuja, reduzir a desigualdade no acesso a boas condições de ensino e, ainda, premiar o desempenho dos que alcançam a excelência com o seu trabalho. De acordo com as normas desta medida nas áreas da Educação e da Juventude, a bolsa de estudo destina-se a ajudar jovens de agregados familiares de menores recursos, enquanto as de mérito visam premiar os que obtenham uma classificação média igual ou superior a 15 valores”.

Serão ainda igualmente entregues prémios patrocinados pela CLC – Companhia Logística de Combustíveis SA, enquadrados por protocolos celebrados entre a empresa, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Azambuja.

Assim, em parceria com a autarquia, “a excelência dos estudantes universitários com melhores resultados será recompensada com a atribuição de três Prémios de Mérito CLC, no valor total de 9.000,00 euros”. Adicionalmente, e como apoio à Excelência dos alunos do Ensino Secundário, “no âmbito de um protocolo estabelecido com o Agrupamento de Escolas de Azambuja, serão contemplados os três alunos dos Cursos Científicos-Humanísticos que concluíram o ensino secundário em 2018, com a atribuição de Prémios de Mérito CLC, no valor global de 5.500,00 euros”.

Nesta cerimónia, será apresentado ainda aos jovens e à comunidade educativa o programa “Academia dos Empreendedores“, com a intervenção de Rui Pinto, Mestre em Economia e Gestão da Inovação, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e coordenador da HubsLisbon Azambuja, a primeira incubadora de empresas do concelho.

A ‘Academia dos Empreendedores’ trata-se de um programa em que o município “investe na educação para o empreendedorismo, procurando desenvolver as competências e a criatividade entre os mais jovens, como forma de promover uma cultura mais inovadora e empreendedora”.

O evento contará, ainda, com a sessão de lançamento da “Empreendipédia – Dicionário de Educação para o Empreendedorismo”, uma publicação da editora Gradiva. Este momento terá como orador convidado Paulo Mendes Pinto, Diretor da Área de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona.

Fonte: CM Azambuja