Foi hoje o lançamento da primeira incubadora de empresas do concelho, que pretende transformar Azambuja numa “zona de ensaios”, como explicou o presidente da autarquia, Luís de Sousa, na sessão de inauguração, que decorreu no auditório do Páteo Valverde.
Captar talentos e oferecer-lhes um espaço onde desenvolver o seu trabalho, para que não tenham de migrar para a capital é o grande objetivo da autarquia, que, aliado às grandes empresas do concelho, vai permitir a criação de novos postos de trabalho, trazendo uma sinergia entre os empresários mais antigos e os mais recentes.
Rui Pinto, coordenador da HubsLisbon Azambuja, recusa falar de uma competição com as start-ups da capital, preferindo aplicar o termo ‘coopetição’, isto é, uma visão de como Lisboa é importante para a formação académica e daí captar talentos para trabalhar na HubsLisbon Azambuja, que pretende oferecer as mesmas condições que a capital.
O coordenador deste novo espaço, criado no final de 2015, deu diversos exemplos reais, desde a comparação entre os preços da habitação até às condições geográficas e naturais, que mostram como Azambuja pode ser um bom espaço para investir e instalar novas empresas.
A HubsLisbon Azambuja já conta com algumas empresas no seu portefólio, entre as quais a Franja, agência de publicidade de Daniel Filipe, também presente nesta sessão de lançamento, e que deu o seu testemunho enquanto empreendedor. Daniel é publicitário desde 2007, tendo trabalhado em diversas agências em Lisboa, porém quando veio para Azambuja sentiu a necessidade de ter um trabalho dentro da sua área, sendo nesta lacuna que surgiu a ideia para a sua empresa.
Para além da Franja, Daniel foi ainda o responsável pela estratégia e desenho da identidade visual da HubsLisbon Azambuja, onde quis transmitir os valores desta: inovação, transformação e pioneirismo.
Depois desta intervenção, falou-se de empreendedorismo, introduzindo o programa ‘Azambuja Empreende’, através dos testemunhos de Patrícia Jardim da Palma, professora universitária no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (instituição que está em parceria com o HubsLisbon Azambuja), e de Madalena Tavares, responsável pelo programa ‘Academia dos Empreendedores’.
No final das intervenções, chegou a vez de atribuir os prémios aos alunos do ensino secundário que concorreram na ‘Academia dos Empreendedores’, que no próximo ano letivo será estendida ao Ensino Superior.
Reportagem e Imagem: Rute Fidalgo