O Município de Azambuja é pré-finalista no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” com o doce “Abafadinho”, na categoria Doces de Inovação. Esta é uma das duas iguarias com que o munícipio foi a concurso, em duas categorias: Bolo de Pastelaria, e Doce de Inovação. O outro doce refere-se às “Queijadinhas de Azambuja”, e concorreu na primeira categoria.
O “Abafadinho”, nomeado na Categoria de Inovação, nasceu do engenho da cozinheira Susana Sousa (restaurante Aveiramariscos – Aveiras de Cima) que pegou no famoso queijo de cabra artesanal de Adolfo Henriques (Granja dos Moinhos – Maçussa) e o combinou com o tradicional vinho abafado, equilibrando o doce e o salgado. Trata-se, então, “de um pudim de abafado com gelado de queijo chèvre”, lê-se no comunicado da autarquia.
Das 907 candidaturas às “7 Maravilhas Doces de Portugal” já foram apurados 420 candidatos à segunda fase. Aqui, vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais. Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em direto pela RTP1.
Dos 420 doces que participaram no concurso, irão sobrar sete por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas.
“Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.
A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal”.
Fonte: CM Azambuja