Organizada pela empresa Sem IR, ligada ao comércio e instalação de painéis solares, a conferência Aveiras Tech reuniu empresários da região para darem o seu testemunho em relação ao uso de energias renováveis.
Com lugar no passado dia 5 de abril, foram alguns os curiosos e interessados que se deslocaram até ao auditório da Casa do Povo de Aveiras, onde decorreu a conferência.
O início da Aveiras Tech, por volta das 18 horas, ficou a cargo da empresa anfitriã, que apresentou o seu trabalho e alguns exemplos de instalações feitas, não só em Azambuja, mas também em todo o país e no mundo.
A seguir, inicia-se o painel de convidados, começando com o testemunho da Gepack, empresa fabricante de embalagens de plástico, sediada em Aveiras, e representada pela Dr.ª Ana Domingues, uma das responsáveis pela empresa.
Este testemunho, bem como os restantes, serviram para exemplificar como as energias renováveis podem ser uma alternativa ecológica, uma vez que se evita o abate de árvores, ao mesmo tempo que se poupa energia e dinheiro.
Na conferência, pôde-se conhecer a relação entre o uso de painéis solares e a atividade fabril, como é o caso da Jodel (que fabrica e comercializa detergentes e produtos químicos), que recorre a centenas de painéis solares para aquecer água para fabricar toneladas de litros de detergentes.
A Sem IR, situada em Vale do Paraíso, é uma das empresas-cliente das firmas mais importantes da economia do concelho, que para além da Gepack e da Jodel, ainda inclui o Terreiro (de fabrico e comércio de vinhos), estando neste momento a fechar contratos com outras associações do concelho, como é o caso do Centro Social Paroquial de Aveiras.
Reportagem e Imagem: Rute Fidalgo