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6 maio 2018
Os documentos de gestão do Município de Azambuja respeitantes ao ano 2017 – relatório de atividades e respetivas demonstrações financeiras – receberam a aprovação da Assembleia Municipal, reunida em sessão ordinária no passado dia 27 de abril.
Recorde-se que as receitas arrecadadas totalizaram 16,9 milhões de euros, verificando-se uma cobrança extraordinária de IMT no valor de 2,2 milhões de euros, o que contribuiu para um nível de execução orçamental da receita de 115,3%. Relativamente à despesa, ela ascendeu a 15,6 milhões de euros, com destaque para uma redução de 8,2% face a 2016, ano em que se realizou uma operação de substituição de dívida (PAEL) por um empréstimo mais vantajoso em termos de juros. A execução orçamental da despesa alcançou os 88%, com realce para o aumento em cerca de 50% dos recursos canalizados para as áreas de investimento, além do esforço realizado na redução das despesas correntes. Em balanço, o saldo de gerência transitado para o ano 2018 foi de 4.373.548,77 euros.
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No campo dos recursos humanos, o quadro de pessoal do município registou um crescimento para 314 trabalhadores (mais 22 que em 2016), em grande parte devido à aposta da Educação com o reforço do número de auxiliares de ação educativa colocados nos três agrupamentos escolares existentes neste concelho. De referir, ainda, que a autarquia cumpriu as imposições do Orçamento de Estado de 2017 no âmbito da redução do endividamento e da regra de equilíbrio orçamental, nomeadamente por não ter pagamentos em atraso, tendo o prazo médio de pagamentos ficado em 1 dia.
A proposta de aplicação dos resultados líquidos do exercício do ano 2017, bem como uma modificação ao orçamento para 2018 que incorpora o saldo de gerência do ano transato, foram igualmente aprovadas.