O concelho de Azambuja deverá ver o número de freguesias passar de 9 para 7, isto porque num 1º parecer, as freguesias de Vila Nova de São Pedro e Massuça deverão ser anexadas a Manique do Intendente por razões de proximidade geográfica e estratégica.

É pelo menos o enunciado governamental que aponta para essa possibilidade. Era esperado o desaparecimento de Vila Nova da Raínha e Vale do Paraíso, mas tal não se veio a verificar nesta abordagem. Esta medida que está a ser profundamente contestada pelos presidentes de junta locais, tem para já deixado os “fregueses” indiferentes. Existe como que uma espécia de “resignação latente” até pela idade avançada dos moradores atuais. Depois de terem perdido escolas e pólos do centro de saúde de azambuja as 2 freguesias vão a caminho de uma “geminação com Manique do Intendente.

Já a nível nacional, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local afirmou hoje que a fusão de freguesias levará à extinção de dois mil postos de trabalho, mas a associação de freguesias contrapõe que este impacto da reforma administrativa ainda não está estudado.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), João Avelino, afirmou que a reorganização administrativa do território vai acarretar a extinção de cerca de dois mil postos de trabalho nos cerca de oito mil que existem no país.João Avelino disse que todos esses funcionários serão considerados «excedentários» e entrarão num plano de «mobilidade, sendo porém certo que esta ainda não está aplicada aos trabalhadores da administração local».«Estes trabalhadores ficarão numa situação muito complicada», disse, acrescentando que poderão ser destacados para locais de trabalho até 30 ou 60 quilómetros de distância, consoante a sua categoria. Por seu lado, Armando Vieira (PSD), presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), referiu que este tema tem sido abordado, mas ainda não foi estudado em profundidade, porque a reforma administrativa só vai entrar em funcionamento nas próximas autárquicas.

Correio de Azambuja pfm 2012