No âmbito do programa “Artéria”, que decorrerá até outubro de 2023, Camané estará acompanhado ao piano por Mário Laginha, no próximo dia 2 de setembro, sábado, a partir das 21h30, na Praça do Município em Azambuja.

Camané e Mário Laginha já fizeram vários concertos em conjunto. Destas colaborações surgiu o projeto: “Aqui está-se sossegado”, com cerca de vinte temas, alguns retirados do repertório de Camané, mas também composições inéditas de Mário Laginha. Vale a pena destacar que Mário Laginha já musicou um poema de Álvaro de Campos, intitulado “Ai Margarida”, que faz parte de um dos discos mais recentes de Camané.

No entanto, o programa também decorrá na sexta-feira, dia 1 de setembro, com a apresentação do filme clássico “O Circo”, de Charlie Chaplin, no Largo da República em Aveiras de Cima. Aqui, o cinema mudo ganhará vida através das notas musicais da pianista Catherine Morisseau. O evento está agendado para as 21h30.

Catherine Morisseau, pianista e compositora nascida em Paris e atualmente residente em Lisboa, traz consigo uma vasta experiência artística. Embora possua um mestrado em Concepção e Implementação de Projetos Culturais e uma licenciatura em História da Arte, ambos pela Sorbonne, Catherine dedicou-se principalmente à prática do piano, tendo-se formado no Conservatório de Bagneux e na École Normale de Musique de Paris. Além de intérprete, sua paixão reside na composição enquanto pianista.

Catherine Morisseau é pianista residente na Cinemateca Portuguesa, especialmente na Cinemateca Júnior, onde cria composições especialmente concebidas para ilustrar filmes mudos. O Artéria tem como objetivo central promover as artes por todo o concelho, através de uma programação diversificada que abrange música, teatro, literatura, cinema e etnografia.

Todas as atividades deste programa são de acesso gratuito, e não é necessário fazer reservas para esses eventos, sendo que o público ocupará os assentos disponíveis por ordem de chegada.