No dia 13 de julho, será realizado um “Dia Aberto” no Castro de Vila Nova de São Pedro, localizado na União de Freguesias. Nesse evento, serão oferecidas visitas guiadas ao sítio arqueológico durante os horários das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, permitindo que os participantes observem os trabalhos de escavação deste ano.
A partir das 18h00, haverá uma refeição pré-histórica com o objetivo de exemplificar e degustar a gastronomia do período calcolítico em Vila Nova de São Pedro. Esse momento de convívio acontecerá no pátio das antigas instalações da Junta de Freguesia de Vila Nova de São Pedro.
O “Dia Aberto” no Castro tem como propósito divulgar o trabalho da equipe de arqueólogos que se dedica a ele, além de promover a aproximação da população local e do público em geral a esse importante patrimônio. O povoado calcolítico é classificado como monumento de interesse nacional desde 1971.
Cabe ressaltar que essa iniciativa é organizada pelo projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo – no 3º milénio”, em conjunto com a Câmara Municipal de Azambuja. O projeto possui várias vertentes e áreas de atuação, tendo como objetivo promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. É uma iniciativa da responsabilidade da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), do UNIARQ – Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), com o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.