Decorreu este sábado, dia 4 de março, o simulacro de um acidente ferroviário na Linha do Norte, junto aos armazéns GSE, na freguesia de Vila Nova da Rainha. Este simulacro estava integrado nas iniciativas programadas para a Semana da Proteção Civil e contou com mais de duas centenas de participantes, entre agentes da Proteção Civil e voluntários.
Por sua vez, este simulacro, intitulado Trainex 23, recriou um cenário aproximado a uma emergência real. Neste sentido, cerca de 150 “vítimas” foram evacuadas de um comboio, na sequência de uma colisão com um veículo de transporte de matérias perigosas. O objetivo deste simulacro foi testar a capacidade de resposta dos meios de Proteção Civil numa situação real de acidente.
Para além das corporações de Bombeiros de Azambuja e de Alcoentre, assim como da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, este simulacro contou também com a participação de outros agentes e corporações regionais, e ainda com a colaboração da CP e da Infraestruturas de Portugal. Ao mesmo tempo, foi ainda ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
O Trainex 23 encerrou o programa da Semana da Proteção Civil, promovida pela Câmara de Azambuja, em parceria com o Serviço Municipal da Proteção Civil de Azambuja, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Azambuja e de Alcoentre, da Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa e dos postos de Azambuja e de Aveiras de Cima da Guarda Nacional Republicana.