O Município de Azambuja lançou, em 2021, pela primeira vez, o seu Orçamento Participativo (OP) que, devido à pandemia Covid-19, foi dinamizado em formato online.

Nesta primeira edição, foram apresentadas 37 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis, 20 das quais foram validadas para a fase de votação. Concluída a votação pelo público, de acordo com o regulamento, foram encontrados oito projetos vencedores, que foram contemplados, cada um deles, com uma verba na ordem dos 15 000,00€.

Os projetos vencedores do primeiro OP foram “Novos cacifos para os Soldados da Paz”; “Vestir 25 Heróis”; “Revitalizar o veículo urbano de combate a incêndios”; “Por bombeiros mais protegidos – novos capacetes”; “Um quartel para igualdade de género”; “Novos Equipamentos, Melhor Socorro”; “Posto Médico Avançado”; e ainda “Tenda de Emergência Médica + Posto de Comando”.

A Câmara Municipal de Azambuja informa que, os projetos já foram concretizados a 100%, e as propostas já foram entregues aos vencedores. Recorde-se, que o Orçamento Participativo pretende incentivar o envolvimento ativo e construtivo dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população.

Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida por parte da verba do orçamento público.

A segunda edição do Orçamento Participativo do Município de Azambuja arranca já em março de 2023, com mais 120 000,00€ destinados a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 000,00€ a cada projeto. A autarquia convida todas e todos os munícipes a participarem nas várias fases do OP, apresentando as suas ideias de desenvolvimento para o concelho e, depois, votando nos projetos da sua preferência.