É seguramente um dos maiores problemas com que as autarquias se debatem, a deposição de lixos fora dos locais permitidos.

Em Aveiras de Baixo, o Presidente da Junta de Freguesia José Martins, viu-se obrigado a publicar um edital :

” (O Presidente) comunica à população da Freguesia, o que alguns, insistentemente, têm vindo fazer, comprometendo a higiene urbana, o ambiente, e nalguns casos, a saúde Pública.

Tem-se constatado ao longo destes 15 meses de Mandato que há pessoas que, periodicamente, colocam todo o tipo de lixo, “entulhos”, “verdes”, “monstros” e até carcaças de animais no interior e junto dos contentores de Residuos Sólidos Urbanos, contra o que está legalmente plasmado no Regulamento de Residuos Sólidos do Municipio de Azambuja. Como se estas infrações não bastassem, e não fossem estas ações já suficientemente más, há quem largue “entulhos”, “verdes” e “monstros” na via pública, manifestamente contra todas as normas legais.

Apelo a toda a comunidade da Freguesia de Aveiras de Baixo, que denunciem estes casos à autoridade Policial, GNR, e à autoridade Administrativa, Câmara Municipal de Azambuja, com vista a pormos cobro a este flagelo ambiental, estético e até de saúde pública.

Aos respeitadores felicito-os e exorto-os a continuarem a ligar para o contacto 800 204 505, da Ecoambiente, e combinarem dia e hora da recolha dos resíduos de Grandes dimensões “monstros” e os residuos verdes Urbanos “verdes”.

Em determinadas situações, conforme n.º 2 do artigo 37.º do Regulamento citado, os detentores de “entulho” poderão acordar com a Câmara Municipal o local à sua deposição.

Não deixe que alguns ponham em causa o que é de todos.”

A junta espera agora o apoio dos residentes para manter a freguesia mais limpa.