O Agrupamento de Escolas Vale Aveiras conta agora com dois amigos de quatro patas que ajudam no desenvolvimento das crianças com necessidades especiais. Eles são o Spike e a Syrah, e, todas as terças e quartas, estão em Vale do Paraíso e em Aveiras de Cima, respetivamente, para realizar uma sessão de terapia com estas crianças, que têm necessidades desde o Autismo, a Trissomia 21, o Mutismo Seletivo, entre outras.

Para já, o projeto, desenvolvido pela SmileDog, abrange 10 alunos, dos três aos oito anos, e começou no inicio de janeiro, e prevê-se que continue até maio. Para além da Syrah e do Spike, a SmileDog conta ainda com outro cão em exercício, e atualmente, estão a ser formados mais animais para entrarem no projeto.

Cada sessão é realizada individualmente, e nela promove-se a interação da criança com o cão, através de jogos e brincadeiras que incentivam o desenvolvimento cognitivo, promovendo a fala e o reconhecimento de cores e formas geométricas, por exemplo.

As aulas são semanais e realizadas de forma individual com cada aluno. “Os resultados dependem muito de criança para criança, mas há miúdos que mostram resultados logo nas primeiras aulas”, acrescentou Nuno Santos, responsável da SmileDog, e pós-graduado em Intervenções Assistidas por Animais pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC). Para além do tutor, a cadela Syrah, de raça Cane Corso, tem também uma certificação de “Cão de Terapia”, dada pela mesma instituição.

A SmileDog tem três anos e começou através de um projeto piloto que Nuno apresentou à Câmara Municipal de Santarém, e que envolveu, inicialmente, cinco crianças. “O projeto era para ser de três meses e passou a um ano”, disse o responsável ao Correio de Azambuja, acrescentando ainda que um cão de terapia não precisa de ter uma raça específica, apenas ser de “porte grande e amigável”.

De acordo com Nuno Santos, está também a ser criada uma “bolsa de cães”, onde são cães abandonados são resgatados e recebem formação para serem cães de terapia. Estes animais, após a sua certificação, “podem ser adoptados pelos pais das crianças sem qualquer custo”.

Para além de Santarém, estes cães terapeutas já passaram por vários concelhos e chegaram agora a Aveiras de Cima, após um convite por parte da direção do Agrupamento. As sessões da SmileDog em Vale do Paraíso e em Aveiras de Cima são financiadas pelo Agrupamento de Escolas Vale Aveiras, e o projeto é pioneiro no concelho de Azambuja.

Para o futuro, explicou a diretora do agrupamento ao nosso jornal, Lourença Simões, pretende-se estender a iniciativa a mais alunos. As aulas têm uma duração de cerca de meia hora, sendo que, no caso dos alunos do 1º ciclo, as sessões podem durar até uma hora.