A Câmara Municipal de Azambuja aprovou, por unanimidade, a realização de um protocolo a estabelecer com a Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, no sentido de implementar um serviço de teleassistência a idosos e pessoas dependentes que residam sozinhas no concelho.

Segundo Pedro Vieira, coordenador da CVP de Aveiras, ao Correio de Azambuja, “este é um projeto da Cruz Vermelha nacional e que não terá custos”. O aparelho será distríbuido por todos os idosos que residam sozinhos, para que possam pedir ajuda em caso de necessidade.

O protocolo irá durar 18 meses e o atendimento das chamadas ficará a cargo dos profissionais da Cruz Vermelha nacional, 24 horas por dia e 365 dias por ano, sendo que a delegação de Aveiras de Cima ficará responsável por visitar, uma vez por semana, os utilizadores dos aparelhos.

De acordo com a proposta aprovada, este serviço de teleassistência pretende dar “uma resposta imediata em situações de emergência”, bem como combater o isolamento sénior e ajudar todas as pessoas que estejam em situação de dependência.