A Câmara Municipal de Azambuja inaugurou este sábado, dia 29 de outubro, a zona ribeirinha de Azambuja, que foi alvo de obras de requalificação. A cerimónia contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Para o ministro, esta obra vem melhorar a qualidade de vida da população, salientando ainda a importância do espaço para a preservação do ecossistema. Já o presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio, reiterou a importância das duas obras, recordando que foram um dos maiores investimentos da autarquia dos últimos tempos, e que poderiam ter sido inauguradas mais cedo se não fossem alguns imprevistos.
A Requalificação e Beneficiação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro, localizada atrás da estação de comboios de Azambuja representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, cofinanciada por fundos da União Europeia, em cerca de 900 mil euros.
Já as obras de valorização da Vala Real junto ao Palácio das Obras Novas foram integralmente financiadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em cerca de 210 mil euros, na sequência de um protocolo de colaboração estabelecido entre esta e o Município de Azambuja.