Já está concluída a primeira fase de implementação do programa Desfibrilhação Automática Externa (DAE) do Município de Azambuja, designado por “Choque para a Vida”. Este programa tem como objetivo equipar vários espaços de grande afluência de pessoas e locais considerados de alto risco, com desfibrilhadores, garantindo ainda a certificação das pessoas que vão operar esses aparelhos.

Esta primeira fase contemplou a Escola Secundária de Azambuja, da Escola Básica de Vale Aveiras e da Escola Básica de Manique do Intendente, e também o Estádio Municipal, o Pavilhão Municipal e o Complexo de Piscinas de Azambuja. Todos estes equipamentos passam a ter um desfibrilhador automático externo, contando com mais de 30 colaboradores habilitados a utilizar aparelho, após terem recebido formação especifica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa.

Um DAE é um dispositivo médico que aplica choques elétricos em situação de paragem cardiorrespiratória (PCR), de forma a que se consiga restabelecer o ritmo cardíaco normal e evitar a morte da vítima. Na grande maioria dos casos, o único tratamento eficaz é a desfibrilhação eléctrica (choque) e o factor mais importante para o sucesso da intervenção é o tempo que decorre entre o colapso da vítima e o início de manobras de Suporte Básico de Vida e a utilização de um desfibrilhador.

Recorde-se que Azambuja estava integrada num programa de DAE planeado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. Perante a decisão da CIMLT de não avançar com o referido programa, a autarquia tomou a iniciativa de constituir uma equipa própria de trabalho para planificação e implementação de um programa municipal.

A implementação do programa “Choque para a Vida” será faseada e prevê-se que fique concluída em 2023. O objetivo é estender o programa a mais escolas e edifícios municipais, contemplando toda a área do concelho em articulação com as Juntas de Freguesia. Este faseamento, segundo a Câmara de Azambuja em comunicado, deve-se a razões financeiras e técnicas, uma vez que se trata de um investimento significativo e os critérios a cumprir para que o programa seja certificado pelas entidades competentes sejam rigorosos e exigentes.

Assim, nesta primeira fase foi dada prioridade aos maiores estabelecimentos escolares e às instalações municipais que comportem um risco acrescido e a eventual necessidade de um desfibrilhador. O Município de Azambuja conta com o apoio da Ocean Medical (empresa certificada na formação em Suporte Básico de Vida) e que assegura o responsável médico do programa DAE, o controlo de qualidade e a formação específica dos operacionais DAE.