Na inauguração oficial da Feira de Maio, que teve lugar na tarde desta quinta-feira, dia 26 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio, aproveitando a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, apelou ao Governo que reforce os meios financeiros destinado à transferência de competências do Estado Central para as autarquias.

Ainda no seu discurso, Silvino Lúcio lembrou a importância que a Feira de Maio, que celebra 203 anos em 2022, tem para o concelho. “Este ano não há os tradicionais pavilhões devido à pandemia, mas também para revitalizar o comércio local”, lembrou o autarca, que agradeceu a todos os que ajudaram a organizar o evento, em especial ao cavaleiro tauromáquico Paulo Jorge Ferreira, que celebra 20 anos de alternativa em 2022 e que ofereceu os touros para a largada da passada quarta-feira, dia 25 de maio.

Para Carlos Miguel, “a Feira de Maio é um local de encontro após dois anos de pandemia”, e apelou à defesa das tradições de cada território. A abertura oficial da Feira de Maio contou ainda com o tradicional desfile de tertúlias, o espetáculo ‘Isto é Azambuja’ e a atuação da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja.

Para esta sexta-feira, dia 27 de maio, está marcada, para as 18h30, uma homenagem a João Benavente, antigo presidente da Câmara de Azambuja. Às 21h00, decorrerá o tradicional cortejo de campinos à luz de archotes. Ás 22h00, terá lugar mais uma largada de touros. Às 02h30, Toy sobe ao palco colocado junto à Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.