A Bicentenária Feira de Maio, considerada a mais castiça de todas as festas Ribatejanas, está de regresso a Azambuja, entre os 25 e 30 de maio de 2022. 

Em destaque, as atuações do cantor Toy, na “noite da sardinha assada”, na sexta-feira, dia 27 de maio; e ainda dos Expensive Soul, no sábado, dia 28. Ambos os concertos são gratuitos e têm lugar no Campo da Feira, junto à Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.

Nas ruas da vila, as seis largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento (dia 25 às 22h00; dia 26 às 19h00; dia 27 às 22h00; dia 28 às 19h00; dia 29 às 10h30; e dia 30 às 18h30), a que se juntam as muitas tertúlias particulares, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas. 

A novidade deste ano é o dia extra, quarta-feira dia 25 de maio, véspera do feriado municipal, com uma entrada de toiros conduzidos por campinos, pelas 22h00. Este dia surge na programação da Feira de Maio na sequência de uma oferta do cavaleiro tauromáquico Paulo Jorge Ferreira, natural de Azambuja, e que patrocina os toiros para esta largada, por ocasião dos seus 20 anos de alternativa.

No dia 26 de maio, o destaque vai para a inauguração oficial da Bicentenária Feira de Maio, que contará com a participação da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, campinos e elementos das tertúlias, pelas 17h00, na Praça do Município.  Este dia, dedicado às tertúlias, irá começar, às 16h00, com o tradicional desfile de tertúlias pelas ruas da vila ao som do grupo Pilha Galinhas; seguindo-se, às 16h30, o espetáculo “Isto é Azambuja”, antes da inauguração.

Para a noite de sexta-feira, 27 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, às 21h00, seguido da emblemática largada noturna. Após a recolha dos toiros (depois da meia-noite), inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. 

Para além do concerto de Toy, haverá ainda a atuação de dois grupos de baile:  “Geração XXI”, no Largo do Rossio; e “Pringá”, no Largo de Palmela. Para além disso, haverá ainda o tradicional Fado Vadio, no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores vão estar presentes duas bandinhas itinerantes. 

O sábado – Dia do Cavalo, será dedicado às atividades equestres, com o concurso de modelo e andamentos, classe éguas afilhadas; com a prova de perícia de campinos, a prova de condução de jogos de cabrestos e o tradicional passeio livre a cavalo pela vila e tertúlias.

Na manhã de domingo, 29 de maio, será a tradicional homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a José Joaquim Rodrigues da Silva “Mimoso”, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio e que tem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo. 
No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino Joaquim Luís Vicente.

Nas comemorações da Feira de Maio, insere-se ainda a Tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas 17h00 na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa. O cartel de 2022 conta com os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Andrés Romero, Parreirita Cigano e o praticante Joaquim Brito Paes. As pegas estarão a cargo do grupo de Forcados Amadores de Azambuja, capitaneados por Nuno Matos, que pegam em solitário, no âmbito das comemorações do 55.º aniversário do grupo. Nesta corrida será homenageado um dos antigos cabos, Francisco Vassalo.

A manhã de segunda-feira, 30 de maio, é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, com atividades de animação para alunos do 1.º ciclo e Ensino Especial, pelas ruas do evento. A última tarde da Feira de Maio despede-se com a entrega de diplomas e prémios às melhores ornamentações e, ainda, com a última largada de toiros. À meia-noite, haverá um espetáculo de fogo-de-artifício que encerra a edição de 2022 do evento. 

A edição deste ano da feira não terá o espaço de atividades económicas, artesanato e tasquinhas. No entanto, estará presente, no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, o Palco Tradições, no qual, ao longo dos dias da feira, irão decorrer diversas exibições desportivas e culturais das coletividades e associações das várias freguesias do concelho.

Além dos dois concertos inseridos na programação da Feira de Maio, irá decorrer, no recinto do Páteo Valverde, o programa “Noites com Sabor”, organizado pela União de Tertúlias de Azambuja (UTA), cujos bilhetes já se encontram à venda na Ticketline e no Café Versátil (junto à Câmara de Azambuja).  A iniciativa promete animar algumas noites da festa com R.A.Y.A e Bellota Trompetera (dia 25), Maninho e Sonido Andaluz (dia 26), e Fado Marialva e Pilha Galinhas (dia 29) e é da inteira responsabilidade da UTA.