A edição de 2022 do Ávinho arrancou esta sexta-feira, dia 6 de maio, em Aveiras de Cima. A inauguração do certame, que esteve dois anos suspenso devido à pandemia da Covid-19, contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Durante a sua intervenção, o ministro agradeceu o convite para marcar presença no Ávinho, e aproveitou para destacar a vertente ecológica do evento, devido à tradicional caneca de barro que é vendida para a prova dos vinhos. “Este é um exemplo que deve ser valorizado”, salientou Duarte Cordeiro, que abordou ainda as iniciativas que o Ministério do Ambiente está a realizar para a promoção da sustentabilidade no país.
Para além do Ministro do Ambiente, a cerimónia de inauguração contou também com as intervenções do presidente da Associação Vila Museu do Vinho, Manuel Correia, do presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, António Torrão e do presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio.
O último acredita que “a visita do ministro a Azambuja é uma medida de incentivo ao empreendedorismo na área do ambiente”, e destacou ainda a vitivinicultura como uma das áreas mais importantes do concelho e aquela que apresenta um “futuro promissor”, e como tal, não deve ser ignorada.
Silvino Lúcio destacou ainda o trabalho dos produtores de vinho do concelho, destacando que “o Ávinho só é possível graças à colaboração direta dos parceiros e de toda a gente que participa” no certame. Já António Torrão, presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, acredita que o Ávinho “pode ir mais longe”, uma vez que, no seu entender, “é uma festa única no país”.
O autarca não escondeu a sua satisfação por o evento estar, finalmente de volta a Aveiras de Cima, após dois anos de pausa forçada. “É tão bom estarmos todos juntos, estarmos a viver outra vez”, disse António Torrão, que lamentou ainda o facto de o certame ter sido realizado em maio, e não em abril, como é hábito.
“Para quem construiu a festa, é pena o Ávinho ser em maio, porque acaba por haver duas festas no concelho”, reforçou o presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, referindo-se à Feira de Maio, que se realiza em Azambuja.
Já o presidente da Associação Vila Museu do Vinho, Manuel Correia, lembrou também os dois anos em que não foi possível a realização da festa e terminou o seu discurso a convidar todos os presentes a visitarem as adegas, o grande mote da Ávinho.
A inaguração oficial do evento terminou com a tradicional entrega de prémios relativa à 39ª edição do Concurso de Vinhos, que premiou os melhores vinhos da colheita de 2021. O primeiro dia do Ávinho contou ainda com o tradicional fado nas adegas, animação de rua e ainda com o concerto da dupla Anjos, que encheu o Largo da República com os seus maiores êxitos.
Para este sábado, dia 7 de maio, está marcado o tradicional desfile etnográfico, intitulado ‘ O Ciclo do Vinho’, animação de rua e o concerto do cantor ribatejano David Antunes.